Em Bristol na Inglaterra, a estátua do comerciante de escravos Edward Colston havia sido derrubada no mês passado nos recentes protestos contra a violência policial contra pessoas pretas, o movimento “Black Lives Matter” (Vidas Pretas Importam) fez protestos em vários países, a ação levantou o debate das estatuas que homenageiam outros escravagistas.
A de Jen Reid foi colocada hoje durante a madurada de hoje, o artista responsável é Marc Quinn que é conhecido por artes realistas, feita de resina e aço, a escultura precisou de 2 caminhões para ser instalada rapidamente por ele e sua equipe nesta manha.

“Sempre achei que faz parte do meu trabalho trazer o mundo para a arte e a arte para o mundo” – Marc Quinn para o The Guardian
Jen Reid foi fotografada em pé no pedestal com o punho levantado após o comerciante do século XVII ter sido derrubado e também participou do grupo que rolou a estátua até o rio, ela sabia de todo o processo manteve o segredo de seus amigos e familiares e ficou muito emocionada de ver a sua figura colocada no local da estatua anterior, “Isso é muito foda, é isso.” disse Reid.

Jen Reid e a estatua “A Surge of Power (Jen Reid) 2020” Foto: Graeme Robertson / The Guardian
Infelizmente a estátua não foi colocada de maneira fixa mas o artista garantiu que não será fácil tira-la de lá, “extremamente difícil de se mover” disse Quinn, Reid também falou se havia algum problema o artista que fez sua imagem ser um homem branco:
“Nem sequer é uma pergunta. Se temos aliados, não importa de que cor sejam. Ele fez algo para representar o BLM e manter a conversa em andamento. ” – Jen Reid para o The Guardian
As autoridades locais ainda não se pronunciaram sobre a estátua de Reid, algumas pessoas que passaram pelo local aprovaram a nova figura no local da anterior.
Via: The Guardian