O Grupo Carrefour Brasil, maior varejista e empregador privado do país com mais de 150 mil colaboradores, anuncia quatro novas iniciativas com o objetivo de promover a equidade racial, tanto na atuação da segurança privada quanto no incentivo ao desenvolvimento profissional e empreendedorismo de profissionais negros.
As iniciativas serão apresentadas em encontro realizado na sede do Banco Carrefour na última terça-feira (4). São elas: uma parceria inédita entre um grupo varejista com a Universidade Zumbi dos Palmares, onde será anunciado um curso superior para formar 90 profissionais em segurança privada; um edital de bolsas de estudos para a língua inglesa; o Afro Impacto Digital, focado na aceleração de startups de pessoas negras; e o Programa PODER, elaborado pela alta liderança negra da organização para o desenvolvimento profissional de colaboradores pretos e pardos da companhia.
Segurança do Futuro: primeira varejista a firmar parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares
A Universidade Zumbi dos Palmares apoiará o Carrefour na formação dos profissionais da área de segurança por meio do curso superior inédito de Gestão da Segurança Privada. Além disso, a parceria implementa outras ações tanto para o público interno quanto para o público externo do Grupo, como a sua inserção no movimento Racismo Zero; a continuidade do Letramento Racial dos seus 150 mil colaboradores; a realização de seminários de debate e discussões; workshopsobre melhores práticas, ações e tendências do setor no Brasil e no mundo, além do financiamento de uma pesquisa de análise das condições básicas e dos problemas que são enfrentados no setor.
“Assumimos a nossa responsabilidade no combate ao racismo e, de forma genuína e com humildade, realizamos nos últimos anos um processo profundo de aprendizado, buscando promover a mudança que queremos de dentro para fora. Este trabalho passa pela revisão de políticas, contratos e comportamentos, além de importantes sessões de letramento racial com todos os nossos colaboradores. Este momento marca um novo passo na construção de uma sociedade mais justa, rumo à equidade racial”, explica Maria Alicia Lima, Diretora Executiva de Relações Institucionais e Engajamento do Grupo Carrefour Brasil.
Para o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, a parceria com o Grupo Carrefour Brasil – primeira empresa varejista a se aliar com a instituição com um plano que propõe uma transformação na condução e compromissos quanto a questão racial – vem para somar esforços e mostrar para a sociedade que é fundamental o investimento em iniciativas que promovam a inclusão racial. “Com a qualificação de profissionais que atuam com segurança privada, conseguimos agregar valor significativo para os colaboradores e para a companhia com uma mudança consistente e propositiva, transformando, na medida do possível, as ações empregadas em uma agenda positiva ao invés de reativa”, conta o reitor. “Se o Grupo Carrefour está empenhado em atuar como um agente de transformação, sempre encontrará na Zumbi dos Palmares um parceiro e um aliado, pois também estamos aqui para mudar e transformar vidas, principalmente de pessoas negras, inclusive dando acesso ao ensino superior”, complementa Vicente.
Programas PODER e Afro Impacto Digital
Voltado para todos os colaboradores que se autodeclaram pessoas negras, o programa PODER tem como objetivopromover o desenvolvimento, crescimento profissional e criar uma potente rede de conexão com 500 colaboradores do Grupo. Feito por colaboradores e para colaboradores, a cada módulo as lideranças vão compartilhar sobre sua jornada, experiência, aprendizados e mostrar ferramentas que auxiliam o desenvolvimento de habilidades.
O CP conversou com alguns dos idealizadores do projeto, Naira umas das colaboradoras a frente do projeto ressaltou como a ação pode fazer a diferença no grupo. “Os líderes trazem vivências as quais alimentam a necessidade de incluir os funcionários da empresa.”. “O objetivo e impactar de forma imediata e que os encontros façam a diferença desde a primeira aula.” Ela completa.
Já o Afro Impacto Digital é um programa de inovação aberta e afirmativa que aposta nas soluções desenvolvidas por startups de fundadores negros para a resolução de desafios enfrentados pelo Grupo Carrefour Brasil. O programa, desenvolvido pelo time de Inovação da companhia em parceria com a UP Lab, priorizará empresas em estágio inicial, cujos fundadores terão acesso, ainda, a um processo de mentoria e business design.
“Desde que assumimos a liderança do setor varejista e a posição de maior empregador privado do país, reconhecemos a nossa responsabilidade e entendemos o quanto nossos investimentos e ações podem ser agentes transformadores da sociedade. Ainda há muito a avançar e o caminho é cheio de desafios, mas seguiremos firmes no propósito de promover a equidade racial”, finaliza Maria Alicia.