Antes de começar este assunto e texto quero contar a historia do Cultura Preta, eu ( Jão Nicomedes) comecei a pagina em 2015 postando fotos apenas de famosos mas com pouca frequência, e em 2017 decidi criar o instagram @culturapreta e fazer reportagens de outras fotos de gente preta no instagram, muito inspirado em paginas como Africanize e Pretinhos do Poder, para o instagram ter uma notoriedade foi algo que não demorou muito, logo na minha cidade vários pretos e pretxs comentavam da pagina e queriam ter suas fotos postadas lá.
Hoje estamos no Twitter e no Instagram, alem do blog e do Facebook, e em 2019 inciou uma nova forma de produzir conteúdo, com entrevistas, matérias, ensaios e parceiras fortes com produtores de conteúdo negros, e claro queremos muitos seguidores principalmente seguidores negros, pois nosso conteúdo e feito para gente preta consumir, para pessoas pretas se verem nestas produções, seja nos ensaios ou nas entrevistas, é um conteúdo de preto para preto!
Nossa critica vem quando nós buscamos primeiramente parceiras com paginas de notoriedade, que dizem “enaltecer o preto” mas esse enaltecer geralmente só serve e o preto for forte, se a preta tiver belas curvas, se eles forem um casal que chama a atenção ou se for um bebe preto, claro que isso não se aplica a todas as paginas, até porque nos mesmos postamos fotos do tipo as vezes pois e bonito de se ver não e mesmo?! O grande problema e quando só fica nesse tipo de conteúdo a ainda se diz representar os negros, nem todo negro e forte, nem toda negra tem um corpo padrão, não existe somente casais negros heterossexuais, porem postar esse tipo de conteúdo gera curtidas e seguidores, muitos seguidores, a frequência deste tipo de conteúdo faz as paginas terem uma grande visibilidade, o que e ótimo, mas agora faço a seguinte pergunta: essa visibilidade toda gera o que para a pagina, qual o retorno que ela tem alem de curtidas, o que o publico vê de diferente nestas paginas?

O @africanizeoficial que é hoje uma das paginas de mais notoriedade neste tipo de conteúdo nas redes sociais, tem muitos seguidores e reposta e muito fotos dos mesmos, alem de fazer “parcerias” que na verdade são propagandas pagas! Alem disso a mesma não segue e seu perfil no instagram nenhuma pagina negra nacional, nenhuma, apenas artistas e perfis de empoderamento em sua maioria internacionais. No twitter já e diferente, a pagina nos segue e segue outras paginas de pessoas pretas e veículos de noticia pretos. Até o exato momento que este post e escrito, a pagina tem 88,2 mil seguidores no Twitter e 327 mil no Instagram.
Pretinhos.Pretinhas e outro perfil que vamos dar atenção neste post pois o mesmo se encaixa no perfil de paginas que postam conteúdos que chamam a atenção e ganhou notoriedade e hoje tem mais de 60 mil seguidores. A mesma também trabalha com “parcerias”.
Não queremos que a paginas mudem seus conteúdos, essa e apenas nossa opinião sobre um tipo de conteúdo que até o Cultura Preta já publicou com frequência no passado, algo que sabemos que e lindo de se ver, mas não queremos ficar nessa “mesmice” para agradar uma parte e ganhar curtidas e seguidores. Temos muitas paginas que produzem conteúdo de qualidade e fazem isso para pessoas pretas, as paginas citadas acima damos destaque ao africanize que no passado foi sim uma pagina que postou fotos que hiper-sexualizavam o negro, mas hoje traz conteúdos diferentes e com abordagens profundas, e agora vamos deixar uma lista com paginas que você pode seguir para ver conteúdos feitos por pessoas pretas para pessoas pretas:
@almapretajornalismo – Alma Preta Jornalismo
@afro.estima – Afro Estima por Mauro Baracho
@telapretatv – Tela Preta TV
@afrobaphooficial – Afrobapho
@afrocentrads – Afrocentrados
@trancas_black – Tranças e Black
@gatomidia – Gato Midia
@estaremosla – Estaremos lá
@diaspora.black – Diáspora Black
@movimentoaya – Movimento Aya
@entretenimentonegro – Entretenimento Negro
@rededapreta – Rede da Preta
@precisamosfalarderacismo – Precisamos falar de Racismo
@canal.preto – Canal Preto
@sitemundonegro – Site Mundo Negro por Silvia Nascimento
@noticiapretabr – Noticia Preta
@ativismonegro – Ativismo Negro
Esperamos que gostem da nossa lista e claro sigam nossas redes sociais, veja nossos conteúdos e em breve iremos anunciar mais novidades e novos conteúdos na pagina e em nossas redes sociais.